SMSBVC - Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo

Recolha Selectiva de Resíduos

Os Ecopontos, como se sabe, fazem e deverão fazer parte dos NOSSOS hábitos quotidianos, estes contentores destinam-se à recolha de resíduos de pequenas dimensões e aparecem sempre como um trio.

  • Amarelo para as embalagens (Embalão);
  • Azul para o papel (Papelão);
  • Verde para o vidro (Vidrão);
  • Além destes habituamo-nos já a ver uns recipientes mais pequenos para deposição de pilhas (Pilhão).

Os Ecopontos, sobretudo pela proximidade dos produtores de lixo, constituem-se como um pilar essencial no Projecto de Reciclagem Multimaterial.

ecopontos

Política dos 3 R’s

Reduzir, reutilizar e reciclar

É a política dos 3 R`s (agora seguida de um quarto R de Recuperar) e merece toda a atenção. Ambiciona sensibilizar-nos para os problemas do ambiente e das necessidades da sua preservação e dá enfoque às questões da redução e reutilização, onde, efectivamente, todos temos o dever de seguir. Diríamos que se trata do “dever ambiental” de todos os cidadãos.

Reduzir

É do senso comum que no presente vivemos na angústia da escassez dos recursos naturais e, de facto, estes são limitados. Da forma “frenética” como vive o homem, não será exagerado dizer que daqui por alguns anos perderemos grande parte deles. Basta olhar para o problema da água potável para consumo humano, o petróleo, o carvão e o gás natural.

Ao reduzir o consumo de recursos naturais limitados, estamos a contribuir para que eles se prolonguem por muitos mais anos, portanto, será vantajoso a médio e longo prazo.

A poluição varia na razão directa do consumo, isto é, quanto mais consumo mais poluição, quanto menos consumo menos poluição, portanto, até neste aspecto a redução apresenta-se como sinónimo de menos poluição.

 

Alguns truques para reduzir a produção de resíduos:

  • Utilizar guardanapos de pano em detrimento dos habituais de papel (lanches ao ar livre, ao almoço ou jantar…);
  • Utilizar o verso das folhas de papel (para apontamentos, fazer rascunhos…);
  • Prefira sempre produtos vendidos avulso;
  • Utilize carrinho ou cesto de compras para transportar as compras para casa.

Reutilizar

Reutilizar significa introduzir no ciclo do consumo o mesmo produto material ou objecto. A reutilização de certos objectos, utensílios e materiais como o plástico, o papel ou o vidro, vai permitir que outros não sejam produzidos, isto, traduz-se numa poupança de recursos energéticos e matérias-primas.

 

Alguns truques para reutilizar:

Utilizar o verso das folhas de papel (para apontamentos, fazer rascunhos…);
Ofereça os brinquedos, se não estiver danificado, de que o seu filho se fartou;
Utilize os sacos plásticos das compras para o lixo;
Frascos de vidro para compotas caseiras.

Reciclar

Reciclar significa reintroduzir os materiais como papel/cartão, plástico e vidro, no processo produtivo de novos materiais ou produtos. Cientificamente está provado que este processo reduz significativamente o consumo de recursos energéticos e matérias-primas. É fundamental no nosso dia-a-dia proceder à separação dos vários materiais passíveis de serem reciclados e, dessa forma, valorizados.A excelência do bom comportamento ambiental mede-se pela utilização de materiais reciclados. A título de exemplo, a utilização de uma tonelada de papel reciclado representa ter impedido o abate de, aproximadamente, 20 árvores. (veja mais curiosidades sobre reciclagem aqui)

 

O que posso colocar no Ecoponto?

Papelão: Jornais, revistas e folhetos, cadernos/papel de escrita, caixas de cartão liso e canelado, embalagens de cartão ou cartão complexo, espalmadas.

Embalagens: Garrafas e frascos de plástico, sem tampa e limpos, sacos de plástico vazios, latas de bebidas, conserva e de outros produtos, embalagens de alumínio.

Vidro: Garrafas, frascos e boiões de vidro, vazios, limpos e sem tampas ou rolhas.

Regras a seguir:

É necessário escorrer e enxaguar as embalagens usadas para evitar maus-cheiros;
Sempre que possível, espalmar as embalagens usadas para reduzir o espaço que ocupam e facilitar o transporte;
Retirar rolhas e tampas pois são, normalmente, de material diferente da embalagem.

 

Acessos Rápidos

factura electrónica

factura

tarifarios

leituras

Piquete

Piquete

 

reduza_consumo

Autenticação Funcionários

Menu principal

Subscrever Newsletter


SMSBVC - Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo © 2009 Desenvolvido por José Costa