SMSBVC - Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo

Higienização e Entulhamento de Fossas Sépticas ou Poços Sumidouros

I – DISPOSIÇÕES GERAIS

As presentes especificações aplicam-se aos sistemas prediais autónomos de águas residuais, nomeadamente na fase de desactivação dos mesmos e ligação das águas residuais das habitações á rede pública de drenagem de águas residuais (n.o 3 do Artigo 30.o do RMAADAR VC – Regulamento Municipal de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais de Viana do Castelo).

II – PROCEDIMENTO

1. Assegurar-se de que todos os tubos com encaminhamento de esgotos para a Fossa Séptica/ Poço Sumidouro, foram cortados/ tamponados.
2. Abrir as tampas dos compartimentos da Fossa Séptica/ Poço Sumidouro, promovendo o arejamento dos mesmos.
Nota 1: não fumar, fazer fogo e/ ou inspeccionar o interior dos compartimentos, imediatamente após a abertura das tampas, sem prévia promoção da renovação do ar no interior dos mesmos.
3. Proceder, com auxílio de cisterna e sistema de sucção, à drenagem de todo o material dos compartimentos, incluindo parte líquida, lamas de fundo e materiais sobrenadantes.
Nota 2: utilizar luvas, botas de borracha e roupa de protecção adequada, na execução destas tarefas.
4. Remover eventuais materiais (gorduras, óleos, outros) aderentes às paredes dos diferentes compartimentos, com ajuda de raspador. Retirar o material, com o auxílio da cisterna.
5. Preparar uma solução cáustica para a higienização dos compartimentos da Fossa Séptica/ Poço Sumidouro, procedendo para o efeito, à diluição de 1 litro de soda cáustica (NaOH) comercial por cada 20 litros de água ou, alternativamente, diluindo 1 quilograma de cal viva no mesmo volume de água limpa.
Nota 3: tomar as devidas precauções no manuseamento e preparação desta solução (produto susceptível de causar queimaduras na pele e olhos, reagindo violentamente com a água).
6. Pulverizar todo o interior dos compartimentos, paredes, fundo e laje de cobertura com a solução cáustica, de forma a inactivar todos os agentes microbiológicos e parasitas presentes na estrutura.
7. O soterramento dos compartimentos da Fossa Séptica/ Poço Sumidouro, poderá ser iniciado após 6 horas, recorrendo a entulho adequado (terra, areia, gravilha, pedra, outro), compactando em consonância.
Nota 4: o soterramento não deverá ser efectuado com qualquer material retirado das mesmas estruturas ou, eventual solo contaminado das imediações daquela.
Nota 5: o destino final das lamas/ material proveniente da limpeza da Fossa Séptica/ Poço Sumidouro deverá ser adequado e ambientalmente seguro, sendo aconselhável o transporte até à ETAR mais próxima do local. A utilização destes materiais como fertilizante agrícola (espalhamento superficial), necessita de prévia autorização dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Ambiente.
8. Recuperar a superfície/ solo, adequadamente.
 

Acessos Rápidos

factura electrónica

factura

tarifarios

leituras

Piquete

Piquete

 

reduza_consumo

Autenticação Funcionários

Menu principal

Subscrever Newsletter


SMSBVC - Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo © 2009 Desenvolvido por José Costa