SMSBVC - Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo

Qualidade da Água de Abastecimento Para Consumo Humano
escadaA exploração, operação e manutenção do Sistema de Abastecimento de Água gerido pelos SMSBVC são desenvolvidas, orientando todas as tarefas no sentido de cumprir integralmente a Norma da Qualidade da Água de Abastecimento para Consumo Humano, constante do Anexo I do Decreto-Lei n.º 306/2007 de 27 de Agosto.Para esse propósito são elaborados informaticamente diversos planos e instruções de rotina para a operação, manutenção e tratamento, executados internamente e contemplando diversas actividades abrangendo as captações de água, estações de tratamento de água (ETA’s), estações de bombagem, reservatórios e redes de distribuição. São efectuadas diariamente análises aos principais parâmetros de tratamento e preservação da qualidade da água, particularmente, cloro residual, pH, turvação, condutividade e alcalinidades, com recurso a equipamentos portáteis certificados. Estes dados são ainda acompanhados e validados por um moderno e dinâmico sistema de telemetria e gestão operacional das infra-estruturas e pela execução de análises no exterior em laboratórios credenciados (PCO – Plano de Controlo Operacional).

torneira
Os SMSBVC elaboram um segundo plano anual de controlo da qualidade da água (PCQA), realizado por laboratórios externos acreditados. Este plano é sujeito a prévia validação pela Autoridade de Saúde do Concelho de Viana do Castelo e a aprovação pela entidade reguladora dos serviços de água e resíduos – ERSAR.
O PCQA contempla a realização de análises programadas (ver Tabela), nas 5 Zonas de Abastecimento geridas pelos SMSBVC e complementarmente, em 9 Zonas de Abastecimento exploradas pelas Juntas de Freguesia.
No total, são analisadas a periodicidade semanal 62 parâmetros (substâncias/ propriedades) das águas de consumo, num total de 310 pontos de amostragem (PA), estrategicamente seleccionados ao longo de todas as redes de distribuição de água do Concelho, localizados no interior dos edifícios/ habitações de clientes dos SMSBVC.
Os resultados da execução do PCQA são publicados em relatórios periódicos, disponíveis para consulta e download.
 

Acessos Rápidos

factura electrónica

factura

tarifarios

leituras

Piquete

Piquete

 

reduza_consumo

Autenticação Funcionários

Menu principal

Subscrever Newsletter


SMSBVC - Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo © 2009 Desenvolvido por José Costa